DESTAQUES
1968
Surge Os Bizarros, grupo de rock formado por Paulo Simões, Geraldo Espíndola, Maurício Barros, Mário Márcio e James de Deus. Participam dos festivais de música no Mato Grosso uno.
1983
É realizado o projeto "Comitiva Esperança" visitando diversas regiões do Pantanal de Mato Grosso do Sul, junto com Almir Sater e Zé Gomes -acompanhados por uma equipe de filmagem- reuniram vasto material relativo à cultura pantaneira. O documentário em 16 mm, com direção de Wagner Carvalho, revela costumes e singularidades da vida pantaneira, até então preservados pelo isolamento físico e cultural da região. Algumas canções compostas durante a viagem se popularizaram, destacando-se a própria “Comitiva Esperança” (Sater-Simões), um dos temas de maior destaque da novela Pantanal, sucesso não só no Brasil como em outros países.
1975
É composta a música “Trem do Pantanal”, de sua autoria com o parceiro Geraldo Roca durante a viagem de trem de Campo Grande para a Bolívia e Peru. Para Simões, a música é um retrato emocional da sua geração, o que não impede que outras gerações tenham interpretações semelhantes.
Considerada o hino não oficial do Mato Grosso do Sul.
1987
É criado o "Expresso-Pé", grupo musical com Maurício Barros, Celito Espíndola, Sandra Menezes, Miska, Denise Dal Farra e Giselle Sater. Marcou época e ampliou o contato do público com sua criação e produção musical.
1992
Lançamento do primeiro LP “Paulo Simões e o Expresso Arrasta-Pé” – Volume 1. Recebe o Prêmio Sharp de Melhor Composição Regional com a música “Paiaguás”, em parceria com Guilherme Rondon.
1994
Lançamento do CD "Paulo Simões e o Expresso Arrasta-Pé"
2002
Lançamento do CD “Rumo a Dois mil e uns”.
1994
Inicia o projeto “Chalana de Prata”, grupo que reúne quatro expoentes da música do Mato-Grosso-do Sul, com Simões, Celito Espíndola, Guilherme Rondon e o reverenciado sanfoneiro Dino Rocha (in memorian).
1997
Lançamento do CD, “Expresso Arrasta- Pé – volume 2”.
2004
Lançamento do CD “ Vida Bela Vida”.
2012
Lançamento do CD “Canções simplesmente canções” e o DVD “Sobre todos os trilhos da terra”, direção de Edson Audi.
2005
O artista é homenageado no Festival América do Sul, em Corumbá, juntamente com seu parceiro, Geraldo Roca, na emblemática canção “Trem do Pantanal”. Nesse ano também é relançado o documentário “Comitiva Esperança”.
2013
O show “Canções simplesmente canções” e o DVD circula em diversas cidades no país e participa de um circuito universitário pelo MS.
2016
Lançamento do livro “Sonhos Guaranis” coordenado pelo jornalista Danilo Nuha, editado pela UFMS, onde foram reunidas algumas de suas letras mais conhecidas, enriquecidas por comentários e histórias sobre a sua criação.
2017
Indicação ao Grammy Latino de 2017, na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, com “D de Destino”, parceria com Almir Sater e Renato Teixeira.
2016
Direção do "TRIBUTO A GERALDO ROCA", em parceria com Jerry Espíndola, reunindo artistas expressivos de MS no Festival de Inverno de Bonito e na Concha Acústica Helena Meirelles, em Campo Grande.
2018
Homenagem na Assembléia Legislativa de MS. A distinção foi iniciativa do Deputado Renato Câmara.
2018
Lançamento do Álbum "Violas Pantaneiras", na companhia do violeiro e compositor cuiabano João Ormond, em que revelam a sonoridade “folklórica” que une os pantanais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
2019
O artista é homenageado pela segunda vez no Festival América do Sul, pelo conjunto de sua obra e pela importância e contribuição à música do Mato Grosso do Sul.
2019
Estréia o show “Sonhos Guaranis”, com sucessos consagrados de sua carreira musical.
2019
Lançamento de “Outras Canções” direção musical de Antônio Porto. Com 10 faixas o álbum traz produções inéditas e releituras de composições que consagraram a carreira do artista.